Como emitir uma Carta de Correção Eletrônica (CCe)

Como muitos já sabem, a partir deste mês de julho já não poderá ser utilizada carta de correção em papel para sanar erros em campos específicos de NF-e, agora deverá ser utilizada a CCe (Carta de Correção Eletrônica).

A regra do que pode ser corrigido continua a mesma. As seguintes informações não podem ser corrigidas:

  1. As variáveis que determinam o valor do imposto tais como: base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação ou da prestação;
  2. A correção de dados cadastrais que implique mudança do remetente ou do destinatário;
  3. A data de emissão ou de saída.

Para emitir uma CCe no Focus NFe, você deve seguir os seguintes passos:

1. Procure sua nota fiscal através do menu Nota Fiscal -> Pesquisar
2. Selecione a nota e clique em “Emitir carta de correção”

Passo 1 - Como emitir uma Carta de Correção Eletrônica (CCe)
3. Na tela a seguir, você deve informar a data do evento que ocorreu a alteração e sua descrição.

Passo 2 - Como emitir uma Carta de Correção Eletrônica (CCe)

A data não pode ser menor que a data de emissão da NFe, e não pode ser maior que a data de processamento (quando a nota foi autorizada). Não existe “modelo” de como deverá ser informada a alteração, procure apenas ser sucinto e objetivo na descrição, pois ela possui um limite de 1000 caracteres.

4. Clique em “Salvar” e sua CCe será enviada para o SEFAZ. Você receberá uma notificação quando o processo for concluído, podendo salvar o XML gerado.

Passo 3 - Como emitir uma Carta de Correção Eletrônica (CCe)

Você pode também corrigir a Carta de Correção, basta emitir uma nova versão da CCe seguindo exatamente os passos acima. O sistema irá criar uma outra versão que irá substituir a CCe emitida anteriormente, o SEFAZ irá ignorar a CCe anterior. Ou seja, você deve consolidar todas as alterações em uma só carta. O número de versões possíveis é limitado a 20.

Uma lista de todas as CCe’s emitidas (mesmo de versões antigas e substituídas) está disponível através do menu Notas Fiscais -> Cartas de Correção.

 

O post Como emitir uma Carta de Correção Eletrônica (CCe) apareceu primeiro em Acras.

82 Responses to “Como emitir uma Carta de Correção Eletrônica (CCe)”

  1. Christianne Perotto disse:

    só me confirme o seguinte:
    1)as cartas de correção só poderão ser realizadas no mesmo dia da emissão de nota fiscal; ou seja: fiz uma nfe no dia 9.Constatei o erro no dia 10.Não poderei fazer a correção?

    2) Não é permitido alterar a quantidade de produtos, correto?pois estas normalmente gerão alteração de valores. E se a quantidade for uma questão de erro numérico; onde não se altera os valores.Posso fazer a correção?

    • egon disse:

      Olá Christianne,

      1) Sim, você pode fazer a correção. A legislação não especifica um prazo para emitir a CCe, enquanto a NFe existir para consulta no SEFAZ você poderá fazer a correção.

      2) Não é permitido. O mais prático é cancelar a NFe se possível e emitir outra. Caso isso não seja possível pelo prazo, o ideal é emitir uma NFe complementando a quantidade ou uma NFe de entrada caso queira corrigir a quantidade a maior. Nestes casos vale a pena contactar seu contador para verificar exatamente como emitir essa NFe.

  2. Fabio Oliveira disse:

    Olá mas se sair do programa é cancelado a verificação da carta de correção? ou seja temos que deixar o programa ligado? grato…

    • egon disse:

      Olá Fabio,
      Não é cancelado, pode fechar o programa que a verificação é feita em nosso servidor de forma independente.
      Abs,

  3. Antonio Rogerio disse:

    Bom dia,
    Como faço pra retificar uma informação que foram produtos a mais na fiscal, devido não poder utilizar CC-e para alterar produtos?
    Obrigado!

    • egon disse:

      Olá Antonio,

      Neste caso o melhor é consultar o seu contador para verificar a melhor opção, mas normalmente é emitida uma nota de entrada com os produtos que foram a mais.

      Se ainda não houve circulação da mercadoria e estiver em tempo hábil, é possível ainda cancelar a NFe e emitir outra.

      Abs,

      • Antonio Rogerio disse:

        Obrigado.
        Mais não há mais como cancelar essa nf, mais eu te pergunto.. A empresa fornecedora vai emitir uma nf devolvendo os produtos que foram a mais.. É isso?

        • egon disse:

          Antonio, sim, exatamente. Só pediria que você confirmasse com o contador os detalhes da operação no seu caso, para evitar erros ok?

  4. soleo disse:

    Posso criar uma carta de correção para o destinatário.
    Pedi um material para minha unidade de outro estado e enviaram para outro endereço.
    Tem como?

  5. Layne disse:

    Como faço para imprimir a carta de correção?

    • egon disse:

      Olá Layne, tudo bem?

      A legislação não exige a implementação de uma versão para impressão da CCe, de forma análoga como existe a DANFE para a NFe. Por isso é comum que você encontre softwares que não permitam a impressão, apenas a extração do XML.
      Se você utiliza o Focus NFe, é só clicar no botão “PDF” no momento da autorização da CCe para visualização e impressão. Nós entendemos que isto facilita o dia a dia do cliente e simplifica a comunicação com o destinatário da nota.

  6. Maria José disse:

    Fiz uma carta de correção e não consigo imprimir como proceder??

    • egon disse:

      Olá Maria,

      Se você esta utilizando o sistema Focus NFe pode ser que esteja faltando um leitor de PDF em sua máquina, entre em contato com o Suporte Online que resolveremos para você ok?

  7. Marcelo Alfredo disse:

    Gostaria de saber se posso fazer uma seguinte correção:
    a NF-e foi emitida em 26/02/2013 e querem que eu faça a correção para uma data do mês atual. Como posso executar essa correção?

  8. Marcelo Alfredo disse:

    Gostaria de saber como proceder neste caso:
    A faturista emitiu uma NF-e com o valor muito além do que devido Ex.( era 10.531,00 e foi emitida 10.531.000,00) e não cancelou no prazo de 24hs, depois ela emitiu a NF-e correta especificando que erra referente a NF tal, mesmo assim a NF-e continua ativa no portal. Como posso resolver isso?

    • egon disse:

      Olá Marcelo,
      Neste caso é melhor você consultar o seu contador para criar uma nota de entrada que cancele o imposto gerado por esta nota ok? A carta de correção não poderá ajuda-lo neste caso.

  9. LEONARDO disse:

    GOSTARIA DE SABER SE POSSO EMITIR UMA CARTA DE CORREÇÃO DO ANO PASSADO
    EXEMPLO ESTAMOS EM 2013 QUERO EMITIR UMA CARTA DE CORREÇÃO MES OUTUBRO,NOVEMBRO DEZEMBRO.2012 E JANEIRO 2013 A ESSA POSSIBILIDADE DE ALTERAR VALORES E QUANTIDADES?
    MEU EMAIL: LEONARDO.CAMACHO25@HOTMAIL.COM

    • egon disse:

      Olá Leonardo,
      Não existe data limite para emitir uma carta de correção porém não é possível alterar parâmetros que influenciam no cálculo do imposto, como quantidades e valores.

  10. RODRIGO disse:

    É possível emitir duas cartas de correções para mesma nota fiscal de prazos (datas) diferentes?

    • ricardo disse:

      Olá Rodrigo,
      Respeitada a regra geral de que não podem ser alterados dados que influenciem nos impostos, pode-se emitir quantas cartas de correção forem necessárias para uma mesma nota, sem problemas.

  11. Marcelo Alfredo disse:

    Bom dia;
    É possível corrigir destinatário da NF-e?
    Ex: a NF-e foi emitida dia 27/05/2013 e o nome do destinatário ficou assim: NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGAÇÃO. COMO POSSO E SE CORRIGIR ISSO?

  12. Noemi Souza disse:

    Boa Tarde como eu faço para baixar a carta de correção e poder ultilizar o serviço??

  13. Sabrina Munhoz disse:

    Consigo emitir uma carta correção eletrônica, sendo que a NF foi emitida à mão? Como proceder?

    • egon disse:

      Olá, a CCe permite a correção apenas da Nota Fiscal Eletrônica (modelo 55). Caso você tenha emitido usando algum outro tipo de documento recomendamos que você entre em contato com o seu contador para verificar a melhor maneira de retificar os dados.

  14. Thabata disse:

    Bom dia.
    Foi emitida um NF-e para minha empresa no dia 17/06 porém agora que foi verificado que o Razão Social está como o nome fantasia com Ltda, sendo minha empresa ME. Além dia o endereço colocado é o endereço antigo. Resumindo apenas o CNPJ está correto. O emissor pode fazer uma carta de correção para alterar esses dados?

    • egon disse:

      Oi Thabata,
      Entendemos que pode sim, pois alterar Ltda para ME e alterações no endereço não configuram troca do emitente ou destinatário.

  15. Pedro disse:

    Boa tarde,
    Vendemos um produto desde 2008 com NCM errado e agora trocamos para o correto. Nossa contabilidade solicitou que enviássemos aos nossos clientes cartas de correções de todas as notas fiscais emitidas nos últimos 5 anos. Até 2010 eram notas fiscais emitidas manualmente e a partir de 2010 notas fiscais eletrônicas, pergunto: Para as notas fiscais antigas posso emitir carta de correção convencional, ou seja, não eletrônica? Para as notas fiscais eletrônicas emitidas até o dia 01/07/2012 devo emitir carta de correção convencional ou eletrônica?
    Muito agradecido.

  16. Vera Lucia disse:

    Como terei certeza se a carta de correção foi autorizada?

    • egon disse:

      Olá Vera Lucia,

      O SEFAZ responde explicitamente uma mensagem se a carta de correção foi autorizada, e o motivo caso tenha sido rejeitada, por isso não há com o que se preocupar.

  17. aparecida disse:

    fui enviar uma nfe mas deu erro,o cliente estava com pressa e não quis mas a nota,só que no meu programa gerou o numero da nfe mas ela não foi enviada ficou aguadando envio.o que eu faço,pois issso aconteceu 13/04/2013 e já estamos em 13/07/2013.

    • egon disse:

      Olá Aparecida,

      Você deve verificar se foi gerado a chave da NFe e consultar no site do SEFAZ se a nota realmente existe, é possível que o seu sistema possa ter apenas pulado a numeração, nesse caso você não precisaria tomar nenhuma ação. Você pode também verificar com o fornecedor de seu sistema para confirmar se a nota foi realmente gerada.

  18. aparecida disse:

    Olá EGON preciso fazer uma CARTA DE CORREÇÃO referente a uma NFE do mês passado,quero saber se tem algum limite de tempo para fazer essa CARTA DE CORREÇÃO,porque geralmente para cancelar uma NFE o prazo é de 24hrs depende do estado quero saber se para fazer a CARTA DE CORREÇÃO TEM LIMITE também.

  19. aparecida disse:

    ISSO QUER DIZER QUE POSSO FAZER A CARTA SEM PROBLEMA.

  20. aparecida disse:

    Muito obrigada tenha uma boa tarde.

  21. sheila disse:

    eu fiz uma carta de correção, gostaria de saber se a Sefaz libera na hora, ou temos que aguardar.

  22. Delson disse:

    boa noite , sou de fortaleza minha empresa compramos uma mercadoria de pernambuco, a empresa prestadora dos produto emitiu a nota com CFOP ” 5904″ errado tendo que ser o correto que é CFOP 6904 O CORRETO, Mas ele não estão sabendo fazer e envia para sefaz do ce. posso pegar todos os dados e eu mesmo fazer aqui de fortaleza?

  23. Mariana disse:

    Boa tarde.

    Tenho que tirar uma nota fiscal de correção de ncm…

    Gostaria de saber qual será o processo?

    • egon disse:

      Olá Mariana,
      Você pode criar uma CCe descrevendo a correção, por exemplo “No item X, onde se lê código NCM Y leia-se código NCM Z”.

  24. Vanessa disse:

    Bom dia.

    Estou com uma nota fiscal com o valor unitário e quantidade trocada, posso fazer uma carta de correção?

    Como devo proceder?

    • egon disse:

      Olá Vanessa, nós entendemos que não, pois a legislação diz que não pode ser corrigido as “variáveis que determinam o valor do imposto tais como: base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação ou da prestação” ou seja, apesar do valor total do imposto ser o mesmo, as variáveis mudam.

      Acredito que o mais seguro será você cancelar a nota, se houver tempo hábil, ou emitir uma nota de devolução para então reemitir com os parâmetros corretos.

  25. Arlete Dias disse:

    Meu nome é Arlete,
    Bom dia,
    Preciso emitir uma carta de correção de duas notas, a cliente esta sendo financiada pelo banco e preciso colocar uma obserção no corpo da nota “ALIENCAÇÃO FIDUNCIARIA PARA O BANCO” posso emitir essa carta?Agradeço antecipadamente,
    Arlete

  26. Tania Cristina disse:

    Boa Tarde
    Pode corrigir o NCM da nota fiscal?

  27. maria disse:

    como faço para emitir uma carta de correçao eletronica?

  28. KAH disse:

    POSSO FAZER UMA CARTA DE CORREÇÃO MODIFICANDO A DATA E VALOR DA NOTA?

  29. Glaucia disse:

    Eu emiti uma nota fiscal ontem eu troquei a referencia ,quero saber como escrevo na carta de correção,eu deveria ter colocado uma referencia e coloquei outra ,o tamanho a cor ,e o preço tá certo.

    • egon disse:

      Você pode escrever um texto simples, por exemplo: “Onde se lê REFERENCIA_ANTIGA leia-se REFERENCIA_NOVA”. Isto será suficiente.

  30. vanessa disse:

    numa mesma carta posso alterar dois itens?

  31. Marcia Savio disse:

    Bom dia!
    Eu errei o CFOP apenas em um item ao invés de colocar 6949 coloquei 6934 , no mesmo momento fiz uma carta de correção dessa maneira -> Item 19 com CFOP incorreto sendo que o correto seria o 6949. Está correto?

  32. Jonas disse:

    É possível fazer uma carta de correção para alterar as datas de vencimentos dos boletos? Se sim qual a método correto de descrever?

  33. Jaqueline disse:

    Eu errei no valor do ICMS. Qual a melhor forma que eu coloco isso na descrição ?
    Poderia fazer um modelinho pra mim ?

    • egon disse:

      Olá Jaqueline,
      Em realidade impostos não podem ser alterados em carta de correção, você deve cancelar a nota neste caso.

  34. Karoline disse:

    Eu emiti uma carta de correção mas não vi diferença entre as notas. Os dados corrigidos não aparecem na nota?

  35. anne amaral disse:

    posso alterar o endereço e o cnpj do destinatario?

    • egon disse:

      Olá Anne,
      Você não pode pois isto configura alteração do destinatário. É necessário emitir outra nota.

  36. karla disse:

    Posso fazer uma carta de correção para o seguinte fato: A nota expedida veio com a descrição só para mercadoria, porém não é somente mercadoria também tem serviços???como posso fazer??? para alterar a descrição e ficar igual as outras já realizadas pelo mesmo prestador…

    • egon disse:

      Oi Karla,
      Se for apenas uma descrição você pode sim fazer a carta de correção. Apenas lembre que o valor da nota fiscal não pode mudar ok?
      Pode escrever algo do tipo “Onde se lê _texto_antigo_ leia-se _texto_novo_”

  37. Mariana disse:

    Olá!

    Fiz uma nota fiscal para um cliente e esquece de colocar o aproveitamento do credito de icms, tem como acrescenta-lo na carta de correção?

    • egon disse:

      Oi Mariana,
      Como nesse caso é o aproveitamento de crédito é apenas uma observação no campo “Dados adicionais” você pode colocar na carta de correção sim.

  38. Suzana disse:

    Olá, bom dia!

    Tenho um cliente que emitiu uma nota com o CNPJ do tomador errado. Como posso corrigir isso?

    • ricardo disse:

      Olá Suzana,

      Não é possível emitir carta de correção que altere o destinatário da Nota Fiscal. Para isso deverá ser feito o cancelamento da nota anterior e uma nova emissão para o tomador correto.

      Atenciosamente,

  39. Jamilson disse:

    Posso corrigir a data de vencimento de uma NF-e (DANFE)? Ex., nela consta o venc. 11/08/2014 e deveria ser 25/08/2014.

    • egon disse:

      Oi Jamilson,

      Se o vencimento que você se refere é de um boleto ou duplicata sim, você pode. O que não pode é alterar a data de emissão da NFe ok?

  40. boa tarde, gostaria de saber por quanto tempo posso emitir a carta de correção pelo sistema interno?
    grata

    • egon disse:

      Oi Talita, não sei se entendi sua pergunta, mas você gostaria de saber o prazo para poder emitir uma CCe? A legislação não especifica nenhum prazo, então você pode emitir a carta de correção quando precisar.

Deixe um comentário


− 2 = seis